Não é só porque a gente faz bolo que imprevistos não acontecem.

Sim! A gente sola bolo de vez em quando….

Sim! A gente deixa passar um pouco do ponto de vez em quando…

Sim! Ele gruda no tabuleiro de vez em quando…

Sim! Na hora de desenformar ele quebrou…

Vira e mexe acontece um imprevisto desses né?! E que dó que dá!

Pensando nisso, compartilhamos com vocês algumas dicas para o bolo perfeito. Foram tiradas do site Guardanapo de Papel.

Chega mais:

1 – Antes mesmo de pisar na cozinha, leia a receita atentamente e verifique se você tem todos os ingredientes ou as possíveis substituições (se quiser veja nosso post sobre Equivalência de Medidas).

2 – Ligue o forno! Sim! Pré-aquecer significa aquecer o forno por 30 minutos, ou seja, antes mesmo de separar os ingredientes.

3 – Para bolos, sempre utilize ovos, leite e manteiga na temperatura ambiente. Deixe eles fora da geladeira uma hora antes de começar o preparo.

4 – Siga as medidas da receita, afinal, elas não estão ali a toa! Um bolo é resultado de uma série de reações químicas que dependem das medidas corretas de cada ingrediente. Utilize balança, colheres, copos e xícaras apropriados para medir as quantidades pedidas.

5- Peneire todos os ingredientes secos.

6 – Não bata ou misture demais a massa, especialmente depois de adicionar a farinha de trigo. Isto fará com que o glúten se desenvolva ou que o ar que foi incorporado à massa, seja retirado. O resultado é o que chamamos de bolo solado.7 – Unte a fôrma ou assadeira com manteiga ou óleo, nunca com margarina. A margarina contém água que evapora enquanto o bolo assa, fazendo com que ele grude na fôrma. Passe uma camada de gordura fina e uniforme apenas no fundo da forma e começo das laterais. Não unte completamente as laterais da fôrma, pois é interessante que o bolo grude nas laterais e mantenha a forma enquanto assa. Depois de untar com gordura, polvilhe a fôrma com um pouco de farinha de trigo, retirando bem o excesso. Caso queira garantir que o bolo não grudará, forre o fundo da fôrma com papel manteiga após untar e polvilhar.8 – Marque a hora assim que colocar o bolo para assar e nunca abra o forno antes de 15 minutos, nada assa antes desse tempo!
9 –  Não confie cegamente nos tempos indicados nas receitas. Cada forno é um forno. Após cerca de vinte e cinco minutos assando, ou quando o bolo já estiver dourado, verifique se está pronto enfiando um palito ou garfo no meio do bolo, se sair limpo é sinal que já está pronto.10 – Retire o bolo do forno imediatamente após assado, mas não desenforme! Passe uma faca nas laterais e deixe ele esfriar na própria fôrma por pelo menos 10 minutos, para que ele possa firmar e não quebrar na hora da virada para desenformar.

Leia na íntegra aqui.